Curiosidades sobre cachorros da raça Shar-pei

Os cachorros da raça shar-pei são mais conhecidos por serem “enrugados”, com várias dobrinhas fofas ao longo do corpo. Confira algumas curiosidades sobre os animais dessa raça.

1. Eles são das antigas

A raça tem origem chinesa e os historiadores acreditam que eles tenham surgido durante a dinastia Han (entre 206 a.C. e 220 d.C) por causa de estátuas retratando cachorros parecidos com eles encontradas na região de Hong Kong.

2. Recordistas

Lá em 1966, os shar-peis entraram para o Guiness World Records, sendo considerados a raça canina mais rara do mundo naquele ano. Eles voltaram a repetir o feito em 1978, 12 anos mais tarde.

3. Nome com história

Segundo o site Petz, shar-pei significa “pele de areia”. Eles teriam ganhado esse nome justamente por causa da textura curiosa da pele deles.

4. Mil e uma utilidades

Funcionários caninos do mês, os cães da raça shar-pei desempenharam várias funções ao longo da história, como cão de guarda e de briga. Com o passar dos anos, eles foram se tornando mais e mais domésticos.

5. Quase extintos

Durante o governo do presidente Mao Tsé-Tung – líder da Revolução Chinesa -, a raça shar-pei quase foi extinta do país. Isso porque Tsé-Tung defendia que ter animais domésticos era uma prática burguesa. Vários criadores migraram para regiões capitalistas, como Hong Kong, para salvar a raça.

6. Eles podem ser teimosos

Os shar-pei têm várias qualidades, mas a obediência não é uma delas. Os cãezinhos dessa raça podem ser um pouco teimosos e bastante independentes, mas o tutor pode contornar isso com a ajuda de um adestramento correto.

Mas eles também são animais calmos e leais, que não latem nem correm muito, o que pode ser bom para quem tem vizinhos reclamões mora em apartamento.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.