Este é o objeto humano mais distante da Terra

A humanidade ainda está muito, muito longe de desvendar os segredos do espaço, mas qual é o mais longe que já conseguimos chegar. O objeto mais distante da Terra é a Voyager 1, uma sonda que está a cerca de 24 bilhões de quilômetros de distância do nosso planeta azul.

A Voyager 1 e a Voyager 2 são duas sondas espaciais idênticas construídas pela NASA. Elas foram lançadas ao espaço do mesmo local: a base de lançamento do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, Flórida (EUA). A Voyager 1 foi lançada no dia 5 de setembro de 1977. “Em 25 de agosto de 2012, a Voyager 1 voou além da heliopausa e entrou no espaço interestelar, tornando-se o primeiro objeto feito pelo homem a explorar este novo território”, explica o CienTec-USP. Atualmente, as duas Voyager são as únicas sondas que viajam pelo espaço interestelar.

Elas já exploraram todos os planetas gigantes do nosso sistema solar, passando por Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, 48 das suas luas, além de explorar os sistemas de anéis e os campos magnéticos destes planetas. “Elas também obtiveram uma série de informações até então desconhecidas, como a medida de intensidade total de raios cósmicos, o campo magnético galáctico e a densidade, todos no meio interestelar. Também fizeram as primeiras medidas do choque de terminação do vento solar e imagens dos anéis de Júpiter, Urano e Netuno”, explica a revista Galileu.

Voyager 1 enfrenta desafios

A sonda foi lançada há 47 anos – e já está quase chegando aos seus 50 aninhos, o que seria uma conquista história para a exploração espacial. Com o passar dos anos, a sonda está se deteriorando. “Em comunicado, a Nasa explicou que a idade da sonda introduziu novos desafios, relacionados principalmente ao fornecimento de energia e à temperatura”, explica a exame.

Fonte: O Globo, exame, CienTec-USP e Revista Galileu.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.