A alface é uma das verduras mais populares no nosso dia-a-dia e existem vários fatores que influenciam nessa facilidade de acesso, sendo uma delas, a parte do cultivo. Tanto em hortas maiores, como em vasos nos jardins, é possível plantar e cultivar alface, sendo uma planta bastante satisfatória de ser em casa, pois é prática e deliciosa.
Outro benefício de cultivar alface em casa é que ela não precisa de muito espaço e existem várias formas de plantá-la, mesmo em locais pequenos, como apartamentos. Para se ter uma noção, é possível cultivá-la até em garrafas PET, sendo uma ótima opção sustentável e econômica.
Veja abaixo alternativas para plantar alface em casa
- Vasos: É a opção mais comum e versátil. Para isso, escolha vasos com pelo menos 20cm de profundidade.
- Floreiras: Essa é ideal para quem tem mais espaço e quer criar um visual mais elaborado.
- Garrafas PET: É só cortar a garrafa ao meio e utilizar a parte superior para o plantio. Inclusive, é possível criar hortas verticais que podem ser instaladas em apartamentos e varandas.
- Bandejas de ovos: Ótima para quem tem pouco espaço. Cada cavidade serve como um mini vaso.
- Caixas de madeira: Uma opção rústica e charmosa, ideal para quem tem um quintal ou varanda.
Como plantar alface em casa?
Apesar de ser uma verdura fácil de cultivar, ela precisa de dois cuidados essenciais: terra adubada e denegam. Antes de plantar as mudas, compre uma terra específica para hortas ou prepare sua própria mistura com terra comum, composto orgânico e areia. Certifique-se de que o recipiente tenha furos para garantir uma boa drenagem, evitando o encharcamento das raízes.
Outro detalhe importante é que a alface precisa de luz para crescer, sendo pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. Por isso, escolha um local ensolarado para o cultivo.