Acordar cedo faz mal? Descubra se envelhece ou emagrece

Acordar cedo pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas, principalmente no final de semana, onde geralmente se aproveita para dormir até mais tarde e esquecer que o despertador existe. No entanto, nas redes sociais, está crescendo um movimento de pessoas optando por acordar horas antes do trabalho ou estudos, para praticar atividades esportivas ou até mesmo meditações. Mas, será que esse hábito é prejudicial para a nossa saúde? 

A questão de acordar cedo fazer bem ou mal é um pouco mais complexa do que parece e depende de diversos fatores individuais. No entanto, existem vários benefícios de acordar cedo, como melhorar a produtividade, pois muitas pessoas relatam ter mais disposição nas primeiras horas do dia, quando a mente está mais descansada e há menos distrações.

Acordar cedo interfere no emagrecimento ou envelhecimento? 

A relação entre acordar cedo e o emagrecimento ou o envelhecimento é um tema que gera muitas discussões e não possui uma resposta única e definitiva. Alguns estudos sugerem que a exposição à luz solar logo pela manhã pode ajudar a regular o relógio biológico, o que pode influenciar positivamente o metabolismo e auxiliar no controle do peso. No entanto, o emagrecimento é influenciado por diversos fatores, como alimentação, genética e nível de atividade física. Acordar cedo sozinho não garante a perda de peso.

Se acordar cedo te priva de horas de sono de qualidade, isso pode acelerar o processo de envelhecimento, pois o sono é fundamental para a regeneração celular e a saúde em geral.

Outro benefícios de acordar cedo

Acordar cedo pode significar ter mais tempo para atividades físicas, hobbies ou simplesmente relaxar antes de começar o dia. Além disso, estudos indicam que esse processo diurno faz com que as pessoas tenham um alinhamento com uma rotina de forma natural. Isso porque, no passado, os seres humanos tinham horários de sono mais alinhados com os ciclos naturais do dia e da noite, acordando com a luz do sol.

Acordar cedo não é para todo mundo 

Apesar de ter vários benefícios, é preciso acompanhar o ritmo do seu corpo e como ele se adapta a essas rotinas, principalmente quando está no processo de mudança de hábitos. Tanto que, especialistas alertam que acordar muito cedo pode alterar o ritmo cardíaco. 

Cada pessoa possui um ritmo circadiano único, que determina a hora ideal para dormir e acordar. Forçar o corpo a acordar muito cedo pode desregular esse ritmo e causar problemas de sono a longo prazo. Outro detalhe importante é saber se está dormindo o suficiente. A falta de sono pode deixá-lo cansado e ainda mais estressado. Se você não gosta de acordar cedo e se sente pressionado a fazer isso, pode aumentar seus níveis de estresse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.