Produção caseira de cogumelos: veja o passo a passo
Está pensando em incrementar a sua “hortinha” cultivando cogumelos em casa? Em uma matéria da ND+, a bióloga Juliana Justo Conceição ensina o passo a passo de como cultivar diferentes variedades de cogumelos em casa.
O primeiríssimo passo é fazer um substrato para o cultivo. A composição desse substrato “é um fator fundamental, pois os substratos devem fornecer os nutrientes em quantidades adequadas, já que o excesso ou a escassez de nutrientes geram frutificações sem padrão comercial”, explica circular técnica do DDPA (Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária).
Como produzir um substrato para os seus cogumelos?
A bióloga ensina uma receita para produzir 200 gramas de substrato (que vão gerar 60g de cogumelo).
- 94g de folhas secas, serragem de madeira e papelão picados
- 4g de farelo de milho (ou de soja)
- 2g de cal
- 100ml de água (de preferência sem cloro)
Junte todos esses ingredientes e misture bem, garantindo que o seu substrato fique bem úmido. Agora é hora de eliminar os microrganismos desse seu substrato. A bióloga Juliana coloca ele dentro de um pote plástico resistente ao calor e esse ponte vai dentro de uma panela de pressão, onde ferve por uma hora.
Na hora de retirar o seu substrato esterilizado, é importante abrir ele no ambiente mais esterilizado possível. A bióloga usa luvas e máscara descartável nesse momento. Quanto mais esterilizado estiver o seu substrato, o fungo tem mais chances de se desenvolver em um cogumelo.
Como plantar cogumelos?
Com o seu substrato já pronto, você vai coletar cogumelos já crescidos (você pode comprá-los no mercado mesmo). Parta esse cogumelo no meio, retire pedacinhos de dentro dele e coloque-os no seu substrato. Feche o pote e coloque ele para descansar em um ambiente escuro por pelo menos 30 dias.
Durante essa fase “escura”, o micélio dos cogumelos que você colocou no pote vai se expandir e colonizar o substrato. Ao longo do tempo, você vai conseguir ver filamentos brancos do cogumelo passando pelo seu substrato.
Ps: a hora de escolher o pote, dê preferência a um transparente.
Depois que os filamentos tiverem chegado ao fundo do seu pote, você já pode abrir ele de novo (em um ambiente ventilado) e borrifar água no substrato diariamente, cerca de três vezes por dia, para que o seu cogumelo se desenvolva. Poucos dias depois, eles já devem estar prontos para a colheita.
Fonte: ND+ e DDPA.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.