Praticar algum tipo de atividade física pode resultar em diversos benefícios para a nossa saúde. No entanto, algumas pessoas têm dúvidas sobre quais são os melhores esportes, de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, se quiser tratar ou reduzir danos cardiovasculares, treinar a panturrilha pode ser uma ótima opção. Essa região muscular, muitas vezes negligenciada nos treinos, desempenha um papel fundamental na circulação sanguínea.
As panturrilhas são como uma segunda bomba que auxilia o coração a impulsionar o sangue de volta ao coração. Ao contraírem e relaxarem, os músculos da panturrilha funcionam como uma espécie de bomba que ajuda a impulsionar o sangue venoso para cima, contra a gravidade.
Veja abaixo outros benefícios de treinar panturrilha
Um bom funcionamento das panturrilhas ajuda a prevenir o acúmulo de sangue nas veias, reduzindo o risco de varizes e trombose, que são doenças silenciosas que podem atingir milhares de pessoas que vão perceber a gravidade somente em estágios avançados. O fortalecimento das panturrilhas também contribui para uma melhor circulação sanguínea em todo o corpo, o que é essencial para a saúde de diversos órgãos.
Ao melhorar a circulação e fortalecer o coração, o treino de panturrilha contribui para a prevenção de doenças como a aterosclerose, a hipertensão e as doenças coronarianas.
Como treinar as panturrilhas?
Existem diversos exercícios eficazes para fortalecer as panturrilhas, como a elevação, que pode ser realizada de pé, sentado ou com peso. Através de agachamentos, também é possível praticar, assim como subidas em caixas, que é um ótimo exercício para fortalecer as panturrilhas e melhorar a coordenação. Lembrando que, corridas e caminhadas também é uma forma eficaz de estimular a contração das panturrilhas.