Pesquisa sugere 27 formas que o calor pode causar a morte

Mesmo que muitas pessoas neguem a existência de uma crise climática, os termômetros não deixam mentir: estamos vivendo anos cada vez mais quentes. E o calor pode trazer vários prejuízos para a saúde. Em 2017, geógrafos e médicos da Universidade do Havaí publicaram um estudo na revista Circulation reunindo todas as formas que o calor pode literalmente te matar.

“As condições ambientais que impedem a dissipação do calor corporal (por exemplo, muito quente, muito úmido ou ambos) desencadeiam respostas fisiológicas perigosas ou vias que têm sido um tópico de considerável interesse médico para ‘militares, atletas e ocupações expostas ao calor extremo, como mineração'”, explica o artigo.

Os estudiosos identificaram cinco respostas do corpo ao calor extremo que podem levar a morte:

  1. Isquemia: fluxo de sangue e oxigênio inadequado para alguma parte do corpo;
  2. Citotoxicidade térmica: processo biológico em que células são danificadas ou destruídas;
  3. Resposta inflamatória;
  4. Coagulação intravascular disseminada: formação de pequenos coágulos sanguíneos que obstruem pequenos vasos;
  5. Rabdomiólise: ruptura do tecido muscular esquelético.

Estas cinco respostas podem afetar sete órgãos:

  1. Coração
  2. Cérebro
  3. Intestinos
  4. Rins
  5. Pulmões
  6. Fígado
  7. Pâncreas

A combinação dessas respostas com os órgãos afetados gera 35 combinações possíveis de quadros mortais para o corpo humano. Reunindo bases de outras pesquisas científicas médicas, o estudo encontrou de mortes provocadas por 27 desses 35 cenários.

Ondas de calor matam mais do que deslizamentos de terra

Este ano, foi publicado um estudo no periódico científico Plos One realizado por 12 pesquisadores de universidades e instituições brasileiras e portuquesas. O estudo concluiu que, entre 2000 e 2018, cerca de 48 mil brasileiros morreram devido às ondas de calor, número que supera mortes por deslizamentos de terra. A pesquisa também afirma que idosos e mulheres são os mais vulneráveis a essas mudanças extremas do clima.

Fonte: g1.

Referência:

MORA, Camilo et al. Twenty-seven ways a heat wave can kill you: deadly heat in the era of climate change. Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, v. 10, n. 11, p. e004233, 2017.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.