Entenda como funciona a tecnologia do Google que ajudou a reencontrar uma lembrança de família

O Google Maps é uma plataforma de GPS bastante utilizada, por ser prática e objetiva. Além disso, o Google também possibilita que as pessoas tenham uma experiência imersiva pelas ruas das cidades, ao oferecer o Google Street View, um recurso incrível que nos permite explorar lugares do mundo todo sem sair de casa. Através de imagens panorâmicas de 360°, você pode dar um passeio virtual por ruas, praças, museus, e até mesmo trilhas em meio à natureza.

Um fato curioso ocorreu com o engenheiro de software do Google, André Santos, que foi surpreendido ao descobrir que dentro da memória do recurso havia uma lembrança de seu avô. A imagem foi captada na casa de seu avô, em Porto, Portugal, onde aparece ajoelhado mexendo em um carrinho de mão. A cena, apesar de comum, deixou André emocionado, pois ele só encontrou o registro quando usou o recurso “Máquina do Tempo” do Google Street View.

Mais detalhes de como Google Street View revive memórias

Conforme André pesquisou os anos para encontrar a fotografia que tinha o parâmetro de sua casa, a fim de instalar placas solares, ele solicitou a mais antiga, datada de 2009 e foi surpreendido com o registro de Joaquim, o avô que havia falecido um ano atrás. 

Lançado em 2007, o Google Street View surgiu com o objetivo de fazer com que as pessoas tivessem a oportunidade de explorar o mundo, sem sair de casa. Em 2014, o Google criou o “Máquina do Tempo”, permitindo que os usuários visualizem imagens de anos anteriores. 

Na época que Joaquim foi registrado, as câmeras que estavam nos carros tinham apenas 5 megapixels, com o objetivo de registrar ruas, e os dados seguiam para o Google.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.