O medicamento Ozempic se tornou um dos tópicos mais comentados neste ano, principalmente pela finalidade de ser usado para emagrecimento, apesar de ser destinado para outros fins, pois seu uso primário é no tratamento do diabetes tipo 2. No Brasil, o medicamento está sendo bastante comercializado, porém, isso também está sendo algo recorrente em outros lugares do mundo.
Algo curioso ocorreu na Dinamarca, na pequena cidade de Kalundborg, que passou por uma transformação radical em vários aspectos, tanto econômicos como no estilo de vida, por ser a cidade sede da empresa farmacêutica Novo Nordisk que se tornou referência na produção do Ozempic.
Entenda melhor como o Ozempic mudou a cidade da Dinamarca
Com a alta demanda, a empresa que também é responsável pela produção de Wegovy, viu a vida de todos mudarem radicalmente. Eles foram responsáveis por mudar o tratamento da obesidade e da diabetes tipo 2 e, simultaneamente, transformaram a Novo Nordisk na empresa mais valiosa da Europa. Isso fez com que a pequena cidade dinamarquesa se valorizasse, resultando em um impacto significativo na economia do país.
Apesar do crescimento ser visto como algo favorável, os especialistas temem os desafios futuros, como a dependência econômica de uma única empresa a longo prazo. Vale ressaltar que Novo Nordisk sempre teve esse foco industrial e é considerada a principal produtora de insulina do mundo.
Durante uma entrevista para a BBC, a chefe de Pesquisa de Equidade Farmacêutica Europeia no banco britânico Barclays, Emily Field, explicou como o Ozempic se popularizou: “O Ozempic está disponível para diabéticos desde 2017. No entanto, a corrida sem precedentes que observamos hoje começou apenas em 2021, com a aprovação de Wegovy, uma dose maior de semaglutida para o tratamento da obesidade”.
Como o Ozempic se popularizou?
Nas redes sociais, foi possível ver influencers e celebridades divulgando o medicamento como algo “milagroso” e mostrando os efeitos imediatos do emagrecimento. Por conta disso, o Ozempic se tornou o tratamento para diabetes mais vendido do mundo, mesmo sendo comercializado com prescrição médica.
Para se ter uma noção, a cidade de Novo Nordisk teve um crescimento econômico quatro vezes mais rápido do que a média das empresas da União Europeia. No entanto, é preciso ter cuidado e acompanhamento médico se for fazer algum tipo de tratamento com o Ozempic.