O que fazer para baixar a pressão, segundo especialistas
A pressão alta é um dos principais fatores de risco para doenças do coração e, segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1,3 bilhão de pessoas vivem com a condição, muitas delas sem nem saberem. Antes de tudo, temos que destacar: a hipertensão é uma doença crônica, que requer acompanhamento médico, exames de rotina e, muitas vezes, o uso de medicamentos.
Mesmo seguindo o tratamento médico à risca, vários fatores e situações do dia a dia – estresse emocional, por exemplo – podem fazer a sua pressão subir. Nesse momento, o que fazer para abaixar a pressão?
Antes de tudo, calma. Sim, é mais fácil dizer do que fazer, mas não tem jeito. Se você se estressar demais, é perigoso acabar piorando o problema. Outra dica é fazer exercícios de respiração. Respire fundo por quatro segundos, segure o ar por dois, solte em quatro e repita o ciclo.
- Também é importante ficar de olho na alimentação.
- Bastante água e nada (ou quase nada) de álcool e cafeína;
- Consumir frutas, vegetais frescos e alimentos ou chás diuréticos, como melancia, cavalinha e acabaxi;
- Evitar alimentos ricos em sódio, um dos fatores que aumenta a pressão.
Mudanças no estilo de vida ajudam a controlar a pressão
Além do tratamento médico, mudanças na rotina e na alimentação são importantes no controle da hipertensão. Evitar alimentos e bebidas ricos em cafeína e sódio, que ajudam a aumentar a pressão, e optar por uma alimentação mais rica em frutas, verduras e legumes é uma delas. Praticar exercícios físicos, de leve a moderados, também é um hábito que você precisa incorporar à rotina para controlar a pressão.
E talvez o mais difícil: se você for fumante, é hora de dar tchau. O cigarro é um dos fatores de risco para a hipertensão – além dos seus VÁRIOS outros prejuízos para a saúde.
Fonte: Saúde ID.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.