Fungo que preocupa cientistas pode fazer as bananas desaparecerem

Uma das principais preocupações dos criadores de bananas é uma doença chamada murcha de Fusarium ou mal-do-Panamá, causada pelo fungo Fusarium oxysporum. Segundo um estudo de pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, a expansão desse fungo coloca a fruta em sério risco de extinção, ameaçando 80% da produção global.

Wilson da Silva Moraes, engenheiro-agrônomo e fitopatologista SFA-SP, explicou ao Globo Rural que o principal problema desse fungo é que ele não afeta apenas a plantação atual, mas também se infiltra no solo. “Entope os vasos que conduzem a seiva, impedindo o movimento de nutrientes e água pela planta, que seca e morre. Depois disso, ele ainda pode permanecer no solo por até 40 anos, inviabilizando a continuação da cultura no local”, explicou Moraes.

A Cavendish e outras variedades comerciais são mais resistentes, mas outras, como a banana-maçã, são mais suscetíveis.

Como combater fungo que afeta a produção de bananas?

Gert Kema, professor de fitopatologia e autor principal do estudo, explicou ao AgroTechNavigation que “é fundamental identificar cedo a presença da murcha para retardar a propagação da praga e salvar as lavouras”.

Porém, ainda não existe nenhum controle químico 100% eficiente no combate à doença. Não tendo como combater, a forma mais eficaz de cuidado acaba sendo a prevenção. Algumas medidas são evitar áreas com histórico de incidência da doença, manter as plantas bem nutridas, corrigir o pH do solo, para que ele seja menos favorável ao fungo e utilizar mudas certificadas.

Confira os principais sintomas do mal-do-Panamá, segundo a Embrapa:

  • Rachadura no pseudocaule e quebra de folhas (aspecto de guarda-chuva fechado)
  • Manchas vermelhas indicando a presença do fungo no interior do pseudocaule (descolaração vascular)
  • Murcha e amarelecimento foliar em planta com mal-do-Panamá

Fonte: Globo Rural e Embrapa.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.