O hábito de lavar o cabelo varia de pessoa para pessoa e na internet existem vários mitos sobre o que é verdade ou não, tornando-se um assunto que gera muitas dúvidas. Muitas pessoas acreditam que lavar os cabelos diariamente pode danificá-los, enquanto outras defendem que a limpeza diária é essencial para manter os fios saudáveis. Mas o que a ciência diz sobre isso?
Teoricamente, não existe uma verdade absoluta sobre, isso porque, a necessidade de lavar o cabelo varia do tipo, com pessoas precisando mais do que as outras. Como no caso dos cabelos oleosos, que tendem a precisar de lavagens mais frequentes, enquanto cabelos secos podem se beneficiar de lavagens menos frequentes.
Veja abaixo outros fatores em torno de lavar o cabelo
O estilo de vida está ligado diretamente à quantidade de lavagem. Se uma pessoa pratica muitas atividades físicas intensas ou que vive em ambientes poluídos pode precisar lavar os cabelos com mais frequência. Produtos também podem influenciar na necessidade de lavagem, principalmente para pessoas que usam gel, mousse ou spray.
Dentro desses fatores, também existem pessoas que possuem doenças no couro cabeludo, como seborreia, e precisam lavar com mais frequência.
O que pode acontecer se você lavar o cabelo todos os dias?
Se notar que seu cabelo está ficando ressecado, pode ser por causa do excesso de contato com a água quente e produtos químicos presentes em alguns shampoos podem remover os óleos naturais dos fios, deixando-os ressecados e quebradiços.
Também pode surgir irritação no couro cabeludo, causando coceira e descamação. Em alguns casos, a lavagem excessiva pode estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo, deixando o cabelo oleoso mais rapidamente.