Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo e construiu sua fortuna a partir da fundação e crescimento da Microsoft. Sua trajetória é marcada por uma combinação de visão de futuro com uma série de decisões estratégicas que moldaram a indústria da tecnologia.
Mas, muita coisa mudou desde que começou o seu império e Gates revelou qual seria a sua proposta diante dessas novas tecnologias, principalmente as Inteligências Artificiais. Em uma entrevista à CNBC, o empresário disse que se tivesse que começar do zero, ele mergulharia nos braços da inteligência artificial para competir com uma startup focada naquele produto: “Hoje, alguém poderia arrecadar bilhões de dólares para uma startup de IA que tivesse apenas algumas ideias preliminares”.
Bill Gates compará IA com Microsoft
Apesar de reconhecer que o mercado está favorável para IA, Gates afirma que provavelmente não teria o mesmo sucesso da Microsoft, fundada por ele em 1976. Isso porque, de acordo com ele, na época que fundaram a Microsoft a empresa soube aproveitar o momento para dominar o mercado. Hoje, como a IA está inserida completamente, isso poderia ser um desafio:
“Eu tive sorte que minha crença em software me tornou único“, afirmou Gates. “Apenas acreditar em IA, isso não é muito único. Então eu teria que desenvolver uma visão única de como você projeta sistemas de IA – algo que outras pessoas não entenderam.”
No entanto, Gates aproveitou o momento para incentivar os jovens empreendedores a explorarem essa tecnologia, sugerindo para que pensem na IA para melhorar os negócios e a vida das pessoas no dia-a-dia: “Estou encorajando os jovens na Microsoft, OpenAI, onde quer que eu os encontre: ‘Ei, aqui está a fronteira'”, diz Gates. “Porque vocês estão olhando para isso de uma maneira mais fresca do que eu, e essa é a sua fantástica oportunidade.”