O portal internacional Time Out fez uma análise sobre as ruas mais bonitas do mundo e definiu as 20 melhores. Mas, o que mais chama a atenção nesse ranking é que uma rua brasileira aparece entre as dez mais bonitas. Quem também ajudou nesse processo foi a revista de viagens Condé Nast Traveller, que listou as 71 ruas mais bonitas do planeta.
Para definir os critérios, foram analisados vários fatores, como calçadas de paralelepípedos e casas coloridas ou até mesmo uma arquitetura histórica, mas também favorecendo aquelas que possuem uma linda linha de árvores floridas.
Veja abaixo o ranking completo das 10 ruas mais bonitas do mundo
- Ruas da Cidade Velha em Colmar, França
- Brunngasse, Brienz, Suíça
- Setenil de las Bodegas, Espanha
- Ruas de Águeda, Portugal
- Washington Street, Brooklyn, Nova York , EUA
- Rua do Bom Jesus, Recife, Brasil
- Rue de l’Abreuvoir, Paris , França
- Ruas de Mykonos, Grécia
- Ruas de Pretória, África do Sul
- Rue du Petit Champlain, cidade de Quebec, Canadá
Confira detalhes da rua mais bonita do Brasil
A Rua do Bom Jesus é um dos símbolos do Recife e frequentemente é destaque mundial por sua beleza única. Uma curiosidade em torno dela, é que já teve outros nomes como Rua do Bode, Rua dos Judeus e Rua da Cruz antes de ter o atual nome e sua história começou após a colonização, no século 17.
Nos anos 1500, Recife era um pequeno povoado ao Sul de Olinda, que na época foi responsável por abrigar a sede do governo da capitania de Pernambuco. Quando os holandeses chegam na cidade, eles destroem parte de Olinda e passam a ocupar as ilhas que hoje formam o Recife. Com essa presença, a liberdade religiosa tomou conta de Pernambuco, então, passou a receber muitos judeus.
Nessa leva de judeus, chegou Duarte Saraiva, que foi um importante comerciante português que comprou um terreno na Rua do Bom Jesus, em 1635, que na época era conhecida como “Rua do Bode”. Para criar uma raiz no local, Saraiva e outros judeus ocuparam a rua e ela passou a ser chamada de “Rua dos Judeus” por causa disso.
Depois de vários conflitos no local, somente em 1940 recebeu o nome de Rua do Bom Jesus e tornou-se um cartão postal da cidade e do país.