O tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus) é uma das criaturas marinhas mais enigmáticas e longevas do planeta. Ele chama a atenção de cientistas e pesquisadores por conta da sua aparência pré-histórica e por ter uma longevidade que desafia a imaginação, atraindo amantes da natureza de todos os lugares do mundo.
Essa espécie de tubarão possui diversas características únicas, mas seu tempo de vida é uma das principais, já que estudos indicam que podem viver até 400 anos. Em 2016, uma pesquisa explorou ainda mais sobre o tubarão-da-Groenlândia e através do mapeamento do genoma encontrou respostas fantásticas.
Na época, eles conseguiram estimar a idade de um grupo de 28 tubarões-da-Groenlândia e descobriram que o mais velho tinha 400 anos e chegavam à maturidade sexual por volta dos 150 anos. A partir desse momento, cientistas de várias partes do mundo resolveram estudar ainda mais essa espécie.
Saiba mais detalhes do tubarão-da-Groenlândia
Robusto e alongado, eles podem atingir até 6 metros de comprimento e pesam quase uma tonelada. Diferente de outros tubarões, esse possui um focinho curto e arredondado, além de ter olhos relativamente pequenos, adaptados à vida nas profundezas escuras do oceano.Embora não sejam tão grandes e intimidantes quanto os de outros tubarões, seus dentes são perfeitos para agarrar e rasgar suas presas.
Tubarão-da-Groenlândia tem uma vida lenta e longa
Por ser um dos vertebrados mais longevos do planeta, isso se deve ao seu metabolismo lento, o que permite que ele sobreviva com pouca comida e em águas frias. Ele também possui um crescimento lendo, o que explica a sua maturidade sexual por volta dos 150 anos. Por ser um animal de águas frias e profundas, seu habitat é nas regiões do Ártico e do Atlântico Norte, onde as condições ambientais são mais estáveis e a vida se desenvolve em um ritmo mais lento.