O catadióptrico é um elemento óptico fascinante que combina os efeitos da reflexão e da refração da luz para criar efeitos visuais únicos e práticos, que ficou popularmente conhecido por nomes como ‘tartaruga’ ou ‘olho de gato’. Um dos motivos desses apelidos pode ser associado por conta do nome difícil para esse objeto que é fundamental para a segurança do trânsito em vários locais do mundo.
A maneira mais simples de explicar o que é um catadióptrico, é definindo ele como um dispositivo que usa tanto lentes (que refratam a luz) quanto espelhos (que refletem a luz) para manipular a trajetória dos raios luminosos. Essa combinação permite criar efeitos de ampliação, concentração ou dispersão da luz, dependendo da sua aplicação.
Mais informações do olho-de-gato e suas funções
Sua principal função é ser utilizado como placa de sinalização, sendo capaz de refletir a luz dos faróis dos veículos, aumentando a visibilidade em condições de baixa luminosidade. Mas, também podem fazer parte do próprio veículo, pois muitos faróis de veículos utilizam lentes e espelhos catadióptricos para concentrar a luz e projetá-la em um feixe preciso.
Outra curiosidade em torno do catadióptrico é que muitos telescópios possuem essa tecnologia por combinarem as vantagens dos telescópios refratores (lentes) e refletores (espelhos), oferecendo imagens nítidas e luminosas. Lembrando que também é usado nas traseiras de bicicletas, onde geralmente utilizam catadióptricos para aumentar a visibilidade do ciclista e em outros objetos, como microscópio, binóculos e câmeras que podem utilizar elementos catadióptricos para melhorar a qualidade da imagem.