Cachorros podem ter depressão? Saiba os sinais e o que fazer

Quando notamos que os cachorros estão mais quietos do que de costume, alguns sinais de alerta se acendem, pois o cãozinho pode não estar bem e a depressão pode ser um deles. Assim como os humanos, nossos amigos peludos também são suscetíveis a alterações de humor e podem desenvolver quadros de tristeza e apatia. É importante estar atento aos sinais para oferecer o cuidado necessário.

A depressão canina pode ser manifestada de várias formas, sendo as mais comum com a apatia, onde o cão não se interessa por brincadeiras, passeios e atividades que antes eram prazerosas. O isolamento também é um sinal de alerta, assim como a diminuição e perda de apetite. Também pode apresentar sono excessivo ou menos que o normal, podendo até manifestar agitação agressiva e destruição de objetos.

O que pode causar a depressão em cães?

O primeiro passo é levar o animal ao veterinário, para que ele receba o diagnóstico certo. Algumas causas podem ser analisadas, como a morte de outro animal ou de um membro da família, gerando uma grande tristeza. Mudança de casa, a chegada de um novo bebê ou a perda do emprego do tutor podem gerar estresse e ansiedade, assim como outros problemas de saúde, que afetam o bem-estar emocional do cão.

A falta de atividades físicas e mentais pode levar ao tédio e à depressão. Por isso, ao se comprometer em ter um animal, saiba que não é só alimento que os satisfazem, eles precisam ter uma rotina divertida para se sentirem bem ao lado de seus tutores. 

Como ajudar um cão com depressão?

Se você suspeitar que seu cão esteja deprimido, procure um veterinário para uma avaliação completa. Ele poderá descartar causas médicas e indicar o tratamento mais adequado. Assim, procure brincar mais com seu cão, faça longas caminhadas e passe mais tempo com ele.

Estabeleça uma rotina regular de alimentação, exercícios e atividades para proporcionar segurança e previsibilidade. Também é importante estimular ele com brinquedos interativos, escondendo petiscos para ele procurar e trabalhar sua mente. Se for adequado, a presença de outro animal de estimação pode ajudar a reduzir a solidão. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.