As suculentas se popularizaram por ser uma planta fácil de cuidar, tendo resistência e capacidade de sobreviver em condições áridas, mas, suas necessidades de luz variam bastante. Como todas as plantas, as suculentas utilizam a luz solar para realizar a fotossíntese, processo fundamental para sua sobrevivência.
Outro detalhe importante sobre deixá-las no sol é que as suculentas podem desenvolver cores vibrantes e marcantes quando expostas à luz solar. Inclusive, a falta de luz pode fazer com que a suculenta estiole, ou seja, cresça rapidamente para cima em busca de luz, ficando com um aspecto alongado e frágil.
Veja abaixo quais espécies de suculenta preferem o sol
A maioria das suculentas aprecia o sol pleno, ou seja, pelo menos 4 a 6 horas de luz solar direta por dia. Algumas espécies se dão bem com sol pleno, como no caso da Echeveria, que são conhecidas por ter rosetas coloridas e variadas.
Outra espécie é a Sedum, que são pequenas suculentas com folhas carnudas e diversas formas. Por fim, também existem a Suempervivum, que é resistente ao frio e ao calor, sendo capaz de formar rosetas compactas.
Em resumo, a melhor forma de garantir o sucesso no cultivo de suculentas é pesquisar sobre a espécie específica que você possui e oferecer as condições de luz adequadas. Com os cuidados certos, suas suculentas poderão crescer saudáveis e belas, trazendo um toque de natureza para o seu ambiente.
Vale ressaltar que, assim como todas as espécies, é preciso ter cuidado com a quantidade de água. Se a suculenta receber regas acima do necessário, poderá adoecer e morrer. Por serem capazes de reservar água, se atente ao ver o solo seco para regar novamente.