Carregar carro elétrico com energia solar: é possível abastecer assim no Brasil?

Com a crescente popularidade dos carros elétricos no Brasil, muitos motoristas estão buscando formas sustentáveis e econômicas de abastecer seus veículos. Uma das alternativas mais promissoras é a utilização de energia solar para carregar carros elétricos.

É completamente viável carregar um carro elétrico com energia solar no Brasil. Essa prática oferece uma solução ecológica e econômica, permitindo que os motoristas reduzam custos e minimizem sua pegada de carbono.

Para isso, é necessário ter um sistema de placas fotovoltaicas instalado, dimensionado de acordo com o consumo do veículo e a capacidade da bateria. O uso de energia solar para abastecer carros elétricos não apenas promove a sustentabilidade, mas também proporciona praticidade, uma vez que os motoristas não precisam depender de postos de recarga externos.

Vantagens de Usar Energia Solar

  1. Economia: Carregar a bateria de um carro elétrico com energia solar pode ser consideravelmente mais barato do que abastecer em postos de combustível, onde os custos podem variar. Além disso, a energia gerada pelas placas solares pode ser utilizada para outros fins na residência, contribuindo ainda mais para a economia.
  2. Sustentabilidade: Abastecer um carro elétrico com energia gerada a partir de fontes renováveis, como a solar, reduz as emissões de gases poluentes e é uma escolha mais ecológica.
  3. Praticidade: Com um sistema de energia solar, não há necessidade de depender de recargas em estações externas, tornando o processo mais conveniente.

Para determinar a quantidade de placas solares necessárias para carregar um carro elétrico, é preciso considerar vários fatores:

  • Consumo Energético do Carro: Cada veículo elétrico possui um rótulo que indica a quantidade de energia consumida por quilômetro. Esse dado é crucial para calcular o total de energia necessária para uma carga completa.
  • Capacidade da Bateria: Veículos com baterias de maior capacidade requerem mais energia para serem totalmente carregados.
  • Localização e Eficiência das Placas: A quantidade de energia gerada por painéis solares pode variar dependendo da localização geográfica e da eficiência dos equipamentos. Em média, são necessárias cerca de duas placas solares de 560 watts pico por mês para carregar um carro elétrico, mas esse número pode variar conforme os fatores mencionados.

Para motoristas que já possuem um sistema fotovoltaico, uma boa prática é contatar a empresa que realizou a instalação para solicitar um estudo da média de consumo de energia do veículo.

Custos de Carregar um Carro Elétrico em Postos

Os custos de carregamento de um carro elétrico em postos variam bastante, dependendo da rede e do tipo de equipamento utilizado. Aqui estão algumas estimativas:

  • Postos Dedicados: Em postos como os da EZVolt/Petrobras, o custo pode ser de R$ 1,97 por kWh.
  • Shopping de São Paulo: Em um shopping da capital paulista, o custo é de R$ 1,80/kWh para recargas entre 7 kW e 22 kW e R$ 2,30/kWh para carregadores de 150 kW.

Além disso, o tempo necessário para carregar o veículo também varia com a potência do carregador e a capacidade da bateria. Por exemplo, um carro com bateria de 24 kWh pode levar até 7 horas para ser carregado em um carregador de 3,7 kW, enquanto um carregador de 11 kW reduz esse tempo para menos de 3 horas.

O custo para carregar um carro elétrico em casa pode variar dependendo da tarifa de energia da região. Em São Paulo, por exemplo, a tarifa residencial da Enel é de R$ 0,649/kWh (sem impostos). Para um carro com bateria de 45 kWh, o custo para uma carga completa seria de aproximadamente R$ 45. Para baterias de 60 kWh, esse custo ficaria entre R$ 50 e R$ 60.

Por outro lado, o custo médio de uma carga completa em um carregador residencial, considerando uma tarifa média de R$ 0,89 por kWh, gira em torno de R$ 56,07.

Carregar carro elétrico com energia solar: é possível abastecer assim no Brasil?

Eletroposto: Onde Carregar o Seu Carro Elétrico

Um eletroposto é uma estação de carregamento público ou privado para veículos elétricos e híbridos plug-in. Diferente de um carregador residencial, o eletroposto está aberto para o uso coletivo, podendo ser instalado em locais de grande circulação, como shoppings, estacionamentos, rodovias, e até aeroportos.

Essa facilidade é essencial para a rotina dos proprietários de veículos elétricos, já que amplia as possibilidades de carregamento fora de casa.

Assim como os postos de combustível tradicionais, os eletropostos têm a função de reabastecer veículos, mas com uma diferença fundamental: em vez de gasolina, etanol ou diesel, eles fornecem energia elétrica.

A tecnologia disponível nesses pontos de recarga também é variada, com carregadores de diferentes potências, como os AC Wallbox e os DC Fast Charger, que oferecem desde recargas mais lentas até rápidas e ultrarrápidas.

Onde Encontrar um Eletroposto no Brasil?

O número de eletropostos no Brasil vem crescendo de forma consistente, e grandes centros urbanos já possuem uma rede estabelecida de pontos de recarga.

Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre são alguns dos exemplos de locais com eletropostos ativos. Além disso, muitas cidades do interior, como São José dos Campos e Ribeirão Preto, também estão desenvolvendo infraestruturas para atender à demanda crescente por recargas de veículos elétricos.

Para facilitar a localização desses pontos de recarga, existem diversas plataformas e aplicativos que ajudam os motoristas a encontrar o eletroposto mais próximo, verificando sua disponibilidade e se há cobrança para o uso.

O Plug Share e o NeoCharge são alguns dos serviços mais conhecidos, permitindo, inclusive, o agendamento de horários para carregamento. O aplicativo de navegação Waze também integrou uma funcionalidade que permite localizar eletropostos ao longo da rota do usuário.

Tipos de Carregadores em Eletropostos

Os eletropostos contam com uma variedade de carregadores, que podem variar de acordo com o tipo de veículo e a necessidade do motorista. Entre os tipos mais comuns de carregadores estão:

  • AC Wallbox: São os carregadores mais comuns e costumam estar fixados em paredes, oferecendo recargas em corrente alternada. Eles são ideais para recargas mais lentas ou semirrápidas, sendo mais indicados para locais onde o veículo ficará estacionado por um tempo prolongado, como em shoppings ou estacionamentos de longa permanência.
  • DC Fast Charger: Este tipo de carregador oferece recargas rápidas ou ultrarrápidas, utilizando corrente contínua. São ideais para motoristas que estão em viagem ou que precisam de uma recarga rápida em rodovias, por exemplo. Em questão de minutos, um DC Fast Charger pode fornecer uma carga significativa para a bateria do veículo, reduzindo drasticamente o tempo de espera em relação aos carregadores de corrente alternada.

A escolha do tipo de carregador vai depender da potência e da necessidade do usuário. Em rodovias, por exemplo, é comum encontrar DC Fast Chargers, que são mais indicados para viagens longas e para motoristas que precisam de recargas rápidas. Em estacionamentos de shoppings ou supermercados, é mais comum encontrar AC Wallbox, já que os veículos permanecem estacionados por um período maior.

Custo de Carregamento em Eletropostos

Um dos pontos que geram curiosidade entre os motoristas é o custo de carregar um carro elétrico em um eletroposto. Em geral, o preço do carregamento varia conforme o modelo do carro, a capacidade da bateria e o tipo de carregador utilizado.

Nos postos de recarga pública rápida, o valor pode variar entre R$ 1,80 e R$ 3,50 por kWh, dependendo do local e da rede de abastecimento. Em postos da rede EZVolt/Petrobras, por exemplo, o custo é de cerca de R$ 1,97 por kWh. Já em eletropostos da Enel, instalados em shoppings de São Paulo, o preço pode oscilar entre R$ 1,80 e R$ 2,30 por kWh, dependendo da potência do carregador.

Em carregadores residenciais, o custo médio de uma carga completa de bateria gira em torno de R$ 56,07, considerando uma tarifa média de energia de R$ 0,89 por kWh, como ocorre no estado de São Paulo. Isso pode ser uma opção mais barata para quem utiliza o carro elétrico no dia a dia e tem a possibilidade de recarregá-lo em casa.

Tarifa Bi-horária

Motoristas que possuem a opção de tarifa bi-horária podem optar por carregar seus veículos durante as horas de menor consumo, quando o kWh é mais barato. Isso pode representar uma economia significativa, principalmente para quem tem um alto consumo de energia no carregamento do veículo.

Vantagens dos Eletropostos

Os eletropostos oferecem uma série de vantagens que tornam a transição para a mobilidade elétrica cada vez mais atraente. Entre os principais benefícios estão:

  1. Sustentabilidade: Os veículos elétricos ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos, contribuindo para um futuro mais limpo. Além disso, muitos eletropostos utilizam energia de fontes renováveis, como a solar, para recarregar os veículos.
  2. Economia: Com os constantes aumentos nos preços dos combustíveis fósseis, o carregamento elétrico surge como uma alternativa mais econômica. A longo prazo, os motoristas de veículos elétricos tendem a economizar, especialmente se combinarem recargas em casa com tarifas bi-horárias ou uso de energia solar.
  3. Praticidade: Com a instalação de eletropostos em locais de grande circulação, como shoppings e mercados, os motoristas podem deixar seus carros carregando enquanto realizam outras atividades. Isso proporciona mais comodidade e otimiza o tempo.
  4. Segurança: Diferentemente dos postos de combustível tradicionais, os eletropostos não trabalham com substâncias inflamáveis, reduzindo o risco de explosões e acidentes graves. A operação de carregamento também é simples e pode ser feita pelo próprio motorista, sem a necessidade de um funcionário para auxiliar.

O Futuro dos Eletropostos no Brasil

Com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), através da Resolução Normativa nº 819/2018, a instalação de eletropostos no Brasil segue um caminho promissor.

O crescimento contínuo da rede de eletropostos e a popularização dos veículos elétricos indicam que, em breve, o carregamento de um carro elétrico será tão comum quanto abastecer um carro a combustão.

A evolução da mobilidade elétrica, aliada ao aumento das estações de recarga, promete uma experiência de uso mais prática, segura e sustentável para os motoristas. Seja em casa ou em eletropostos públicos, o futuro dos veículos elétricos no Brasil já está em construção, e a presença desses pontos de recarga será cada vez mais comum nas cidades e nas estradas do país.

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