Nesta semana, o Banco Central (BC) divulgou a informação de que haverá uma moeda especial de R$ 1 para comemorar os 30 anos do real no país. De acordo com a instituição, serão lançadas 45 milhões de moedas alusivas à data serão distribuídas por meio da rede bancária.
O que diferencia a moeda comemorativa para a padrão é que na frente terá a efígie da República, com linhas diagonais e o símbolo do padrão monetário. Na borda, será possível ver em dourado as inscrições “30 Anos do Real”, “1994-2024” e “Brasil”. Essa será a única diferença, pois no verso a moeda seguirá o modelo comum.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o BC faz moedas comemorativas. Em 2016, foram distribuídos novos modelos de R$ 1 em homenagem às Olimpíadas no Rio de Janeiro.
Como o plano real foi um marco na economia do Brasil
O Plano Real foi um programa de estabilização econômica implementado no Brasil em 1994, durante o governo de Itamar Franco. Seu principal objetivo era combater a hiperinflação que assolava o país há décadas, caracterizada por uma alta constante e descontrolada dos preços. al medida provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV) e criou novas regras de conversão e uso de valores monetários, fazendo com que a moeda brasileira tivesse valor novamente.
Dessa forma, o Real conseguiu controlar a inflação e restabeleceu a confiança dos investidores e da população na economia brasileira. Também foi possível promover o crescimento econômico ao criar um ambiente mais estável e previsível, incentivando o investimento.