Nas últimas semanas, boa parte do Brasil está precisando lidar com clima seco e excesso de poluição por conta das queimadas e o calor extremo que vem ocorrendo. Além de ser prejudicial para a nossa saúde, as ondas de calor também atingem os pets e por isso precisamos ter alguns cuidados extras para mantê-los seguros e confortáveis. Veja abaixo algumas dicas fundamentais para ajudá-los nesses períodos:
Hidratação Constante
É fundamental que os animais se mantenham hidratados e os tutores precisam encontrar maneiras de incentivá-los a beber mais água. Por isso, mantenha potes grandes e rasos com água fresca e limpa em locais acessíveis ao seu pet e, se necessário, coloque alguns cubos de gelo para torná-la mais atrativa e ajudar a mantê-la fresca por mais tempo.
No caso dos cachorros, que costumam sair para passear, sempre leve uma garrafa com água fresca e uma tigela portátil para os passeios.
Proteção Contra o Sol
Inclusive, evite sair com o animal durante os períodos mais quentes do dia, que geralmente são entre 10h e 16h, devem ser evitados para passeios e atividades ao ar livre. Opte por passeios curtos pela manhã cedo ou no final da tarde. Para cães com pelagem curta ou áreas de pele expostas, consulte um veterinário sobre a possibilidade de usar protetor solar específico para animais.
Isso também vale para animais que ficam muito tempo no sol. Os gatos costumam gostar de uma boa dose de sol, mas evite deixá-los muito tempo exposto.
Ambientes Frescos
Assim como nós, eles também sentem calor e é preciso deixá-los em ambientes bem ventilados, utilizando ventiladores ou ar condicionado. Jamais deixe eles em carros ou locais fechados, pois isso pode prejudicar rapidamente sua saúde. Se você tiver piscina ou lago em casa, supervisione seu pet durante os banhos para evitar acidentes.