Alimentos para evitar quando se tem gastrite: cuidado com estes 5
A gastrite é um problema intestinal que atinge milhares de brasileiros, por ser algo relacionado à alimentação e ao estresse. A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago que pode causar desconforto, azia e dor abdominal. A alimentação desempenha um papel fundamental no tratamento e na prevenção da gastrite. Por isso, é importante evitar alguns alimentos que podem irritar o estômago e agravar os sintomas.
Os mais maléficos são alimentos gordurosos que demoram mais para serem digeridos e podem sobrecarregar o estômago, aumentando a produção de ácido e piorando a inflamação. Entre eles estão as frituras, carnes gordas, queijos gordurosos, embutidos, pele de frango e alimentos industrializados em geral.
Veja abaixo outros alimentos para evitar a gastrite
Como o estômago está passando por um processo elevado de acidez, evite comer alimentos que podem irritar ainda mais, como frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi), tomate, vinagre, café, refrigerantes e sucos industrializados. Os alimentos picantes também estimulam a produção de ácido no estômago, aumentando a inflamação e a sensação de queimação. Por isso, fique longe por um tempo das pimentas, mostarda, curry e outros temperos fortes.
Comidas industrializadas também é ruim pois geralmente contêm alto teor de sódio, conservantes e aditivos químicos, que podem irritar o estômago e dificultar a digestão. Assim, é bom evitar salgadinhos, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, embutidos, enlatados e alimentos fast food.
Ao notar que os sintomas da gastrite continuam ou estão piorando, é importante consultar um médico ou nutricionista para um diagnóstico preciso e um plano alimentar personalizado.