Ranking: as 5 capitais com melhor qualidade ambiental
O Índice de Progresso Social, o IPS, metodologia que avalia a qualidade de vida da população brasileira de forma tridimensional, publicou a lista das capitais brasileiras com melhor qualidade ambiental. Mas antes de saber, confira o que o IPS considera como critério de qualidade do meio ambiente:
- Áreas verdes urbanas
- Emissões de CO2 e por habitante
- Focos de calor
- Índice de vulnerabilidade climática dos municípios
- Supressão da vegetação primária e secundária
A grande vencedora foi Curitiba, capital do Paraná. A cidade ficou com uma nota de 78,31/100. A capital paraense não registrou queimadas ou focos de calor e tem 12% de áreas verdes na cidade. Para completar, ele teve um dos menores índices de vulnerabilidade climática, ou seja, possibilidade de eventos extremos, como inundações e secas.
“Curitiba não foi surpresa”, comentou um dos autores do estudo, Beto Veríssimo, ao O Estado de S. Paulo. “É uma cidade com muitos parques, áreas verdes, que soube proteger bem seus mananciais, e onde há pouquíssimas queimadas e baixa emissão de carbono per capita.”
Completando o top 5, nós temos:
- 2. Brasília (DF) – 74,91;
- 3. Cuiabá (MT) – 74,53;
- 4. Salvador (BA) – 73,61;
- 5. Palmas (TO) – 73,55.
E qual foi a capital com o pior índice de qualidade ambiental?
A última colocada do ranking foi Porto Velho, capital de Rondônia, na região Norte do país, o que não é uma grande surpresa, considerando a quantidade de focos de fogo que foram registrados na Amazônia este ano. Em comparação, a cidade possui emissões de carbono 27 vezes maiores do que Curitiba.
A prefeitura de Porto Velho afirmou que vai reforçar campanhas de conscientização e “tem intensificado as fiscalizações ambientais, com o objetivo de autuar os responsáveis por práticas ilegais que contribuem para o agravamento das queimadas”.
Fonte: Revista Oeste e Estadão.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.