Em 2024, alguns eventos astronômicos raros estão prestes a acontecer e a tão esperada passagem do Cometa do Século finalmente vai se concretizar. Cientificamente seu nome é C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), que foi descoberto em 2023 e sua passagem promete ser um dos mais brilhantes e espetaculares dos últimos tempos, rivalizando com o famoso Cometa Hale-Bopp de 1997.
Esse momento será especial por vários fatores, como ter um brilho intenso que pode tornar o cometa se tornar visível a olho nu, com uma cauda espetacular que poderia se estender por vários graus no céu. A combinação de brilho e proximidade da Terra tornava esse evento astronômico bastante raro e imperdível e a boa notícia é que poderá ser visto em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, proporcionando um espetáculo para observadores amadores e profissionais.
Como será a passagem do Cometa do Século?
Os especialistas projetaram que a passagem foi iniciada no dia 15 de setembro e deve continuar a ser observada até meados de novembro. A melhor hora para vê-lo é na madrugada, um pouco antes do sol nascer, e esse horário pode variar conforme a cidade no Brasil. Quanto menor a poluição luminosa, melhor será a visibilidade do cometa.
O seu brilho máximo poderá ter o pico em outubro, com magnitude que pode variar entre 2,0 e 3,0. Quanto menor o número, mais brilhante será o cometa. Os mapas celestes indicam a posição do cometa no céu, facilitando sua localização, por isso, é recomendado usar aplicativos como Star Walk 2 e Sky Tonight, que podem auxiliar no momento de saber por onde o cometa está passando.