Pesca de “trairão” movimenta a economia brasileira
Espécie típica da bacia amazônica, o trairão é um peixe de água doce que chama a atenção pelo seu tamanho, já que ele pode alcançar até quase um metro de comprimento e 20 kg. Além do seu tamanho considerável, o trairão é conhecido por sua força e agressividade, o que torna ele uma opção bastante popular para os praticantes da pesca esportiva. Para completar, o trairão tem uma carne saborosa, então ele também é um queridinho para comercialização.
A pesca dele pode ser realizada durante o ano todo, mas, segundo o Agrosete, ela se torna mais produtiva entre outubro e março. Até umas 9h da manhã e depois das 16h, o trairão pode ser encontrado “em locais de espraiados, pedrais mais rasos e regiões com vegetação”, explica o Agrosete. Entre as 9h e as 16h, quando o sol está mais forte, é mais provável encontrá-lo em partes mais profundas do rio.
Paraense bateu recorde mundial de pesca de trairão
Em junho de 2022, o pescador esportivo Eduardo Monteiro capturou um trairão de 97 centímetros no Rio Curuá, em Novo Progresso, no estado do Pará. Ele quebrou o recorde brasileiro e estadual da BGFA Recordes, órgão brasileiro, e também o mundial, como foi reconhecido pela The International Game Fish Association. Após a captura, segundo nota da organização, o peixe foi devolvido com segurança ao rio.
“Hoje a pesca esportiva é um esporte que traz muito recurso para o Brasil, pois somos um dos poucos países do mundo que você realiza a pescaria de água doce e salgada com tanto peixe digno de troféu, e para o nosso estado do Pará, esse recorde tem uma importância gigantesca já que muitos pescadores pelo mundo procuram locais onde possam encontrar peixes grandes e sempre fazem procura no site da IGFA para saber onde moram os recordes mundiais”, afirmou o pescador, segundo o Aventuras na História.
Fonte: Agrosete, CNN Brasil, FishTV e Aventuras na História.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.