A Traíra tem seu nome científico Hoplias spp. e é popularmente conhecido como Trairão por conta do seu tamanho. Ele é um peixe carnívoro de água doce, que faz parte da família Erythrinidae. A traíra pertence a um grupo de peixes desprovidos de nadadeira adiposa. Amplamente distribuído na América do Sul, com destaque para a bacia amazônica. Conhecido por sua ferocidade e voracidade, o trairão é um dos predadores mais temidos dos rios e lagos da região.
Suas características físicas é que mais chamam a atenção, por ter um corpo alongado e robusto, com escamas grandes e ásperas. Sua coloração varia de acordo com o ambiente, podendo ser verde-oliva, marrom ou até mesmo amarelada. Possui dentes são afiados e pontiagudos, adaptados para capturar e segurar suas presas.
Por ter um corpo robusto, esse peixe pode atingir tamanhos consideráveis, com alguns indivíduos ultrapassando 1 metro de comprimento e pesando mais de 10 quilos.
Pescador encontra Trairão com mais de 10 kg
Em 2022, o pescador esportista, Eduardo Monteiro, conseguiu um feito incrível e entrou nas listas dos recordes nacionais e estaduais da BGFA Recordes, ao pescar um trairão de 97 centímetros e 29 lbs, que é a medida de peso utilizada, que é o equivalente aproximadamente 13,15kg
“Hoje a pesca esportiva é um esporte que trás muito recurso para o Brasil, pois somos um dos poucos países do mundo que você realiza a pescaria de água doce e salgada com tanto peixe digno de troféu, e para o nosso estado do Pará, esse recorde tem uma importância gigantesca já que muitos pescadores pelo mundo procuram locais onde possam encontrar peixes grandes e sempre fazem procura no site da IGFA para saber onde moram os recordes mundiais”, explica Monteiro ao G1 quando defendeu esses recordes.