O colesterol alto é um problema de saúde sério e perigoso por ser silencioso. Apesar do nível no sangue estiver elevado, os sinais iniciais são leves e raramente a pessoa desconfia, se não fizer os exames de rotina para identificar o problema. No entanto, alguns sinais podem aparecer em diferentes partes do corpo, incluindo os pés.
O colesterol alto pode causar o acúmulo de placas de gordura nas artérias, incluindo as que levam sangue para os pés. Essa obstrução pode limitar o fluxo sanguíneo e causar diversos sintomas, como dor nas pernas, pés frios e pálidos ou até unhas enfraquecidas.
Quais os sinais de colesterol alto nos pés?
Ao sentir dor nas pernas ao caminhar, pode ser um sintoma inicial, ainda mais se sentir alívio após parar. Sobre os pés frios, a diminuição do fluxo sanguíneo pode deixar os pés frios e pálidos, principalmente em comparação com outras partes do corpo. A perda de pelos também pode ser um fator, uma vez que a falta de circulação sanguínea adequada pode levar à queda de pelos nos pés e nas pernas.
As unhas podem ficar mais fracas, quebradiças e com crescimento lento devido à má circulação, assim como as feridas podem demorar para cicatrizar mais do que o normal. Pequenos machucados nos pés podem levar mais tempo para cicatrizar, pois a falta de oxigênio e nutrientes dificulta a reparação dos tecidos.
Vale ressaltar que nem todos os casos de colesterol alto apresentam sintomas nos pés: A presença desses sinais não significa necessariamente que você tenha colesterol alto, mas é um indicativo de que você deve procurar um médico para realizar exames e confirmar o diagnóstico.
Por isso, ao notar alguma anormalidade no corpo, procure um médico e faça exames para entender melhor qual a causa.