Manchas brancas nas plantas: o que pode ser e o que fazer

Por serem sensíveis, às plantas quando não estão bem apresentam alguns sinais e as manchas brancas podem ser um deles. Essas manchas podem ter diversas origens, desde fungos até pragas. Para identificar o problema e encontrar a solução adequada, é importante observar atentamente as características das manchas e o estado geral da planta.

Um deles pode ser o aparecimento de cochonilhas, pequenos insetos que deixam uma secreção branca e algodoada nas folhas e caules, que pode ser confundida com oídio. Por isso, é preciso entender melhor qual procedimento tomar, se notar que há manchas brancas. 

Possíveis causas das manchas brancas

Como dito acima, o oídio pode ser uma causa comum em plantas. Ele é um tipo de fungo que se manifesta como um pó branco nas folhas e caules. Ele se desenvolve em ambientes úmidos e com pouca circulação de ar. No entanto, essa aparição de manchas brancas pode ser excesso de sais minerais no solo, que se acumulam nas folhas.

Mas, é preciso se atentar, já que a chance de ser algo ruim é maior, podendo até ser     doenças virais, que podem causar manchas brancas nas folhas, mas geralmente são acompanhadas de outros sintomas, como deformações e murchas.

Como identificar o problema?

Se as manchas estiverem com texturas, pode ser oídio, enquanto a secreção das cochonilhas é mais pegajosa. Veja se possui pequenos insetos andando nelas, que são brancos, podendo ser resultado das cochonilhas. Além das folhas, verifique se as manchas brancas estão presentes em outras partes da planta, como caules e frutos.

O que fazer para tratar as manchas brancas?

Se for oídio, retire as folhas com manchas e destrua-as para evitar a propagação do fungo. Em seguida, aplique fungicidas naturais à base de cobre ou enxofre e evite molhar demais as folhas. No caso das cochonilhas, dá pra remover os insetos com um algodão embebido em álcool ou optar por inseticidas naturais à base de óleo de neem ou sabão inseticida.

Se o caso for excesso de minerais, retire do vaso ou solo, lave as raízes e troque o substrato. Diminua a frequência e a quantidade de fertilizante. Mas, se um especialista diagnosticar como um vírus, infelizmente não existe cura para doenças virais. A melhor forma de prevenir é adquirir mudas sadias e evitar o contato com plantas doentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.