Apesar de não ser tão cultuado em nosso país, o broto de feijão é um alimento rico em proteínas e em outras vitaminas. Ele também é conhecido por moyashi e está presente em vários pratos asiáticos, por ser rico em nutrientes, entregando diversos benefícios para a saúde. Cultivado a partir de sementes de feijão, ele se destaca por sua versatilidade e sabor suave, podendo ser adicionado a diversas preparações culinárias.
O broto de feijão é uma excelente fonte de vitaminas (A, B1, B6, C, E e K), minerais (ferro, magnésio, fósforo, zinco) e fibras. Por ter fibras, ele auxilia na digestão e previne a constipação. Para pessoas que seguem dietas veganas ou vegetarianas, é uma ótima fonte de proteína, tendo todos os aminoácidos essenciais.
Veja abaixo todos os benefícios do broto de feijão
Comer broto de feijão pode auxiliar em vários sintomas. Por ter ação antioxidante, ajuda a combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce e doenças crônicas. Em alguns estudos, mostram que o broto de feijão possui propriedades anti-inflamatórias, podendo auxiliar no tratamento de diversas doenças.
Além de todos os benefícios ditos, ele também pode ser um alimento que ajuda no controle do açúcar no sangue, sendo benéfico para pessoas com diabetes ou com risco de desenvolver a doença. A presença de vitamina C e outros antioxidantes contribui para fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência a gripes e resfriados.
Como incluir o broto de feijão na dieta?
Diferente do feijão que conhecemos, o broto pode ser versátil de outras maneiras, como em saladas, sanduíches, sopas, refogadas, wraps e até mesmo em sucos.