Calopsita dorme em pé? Como saber se a ave está dormindo

Ter pássaros de estimação pode ser algo bastante gratificante, porém, eles são bem diferentes de outros pets, como os cachorros e gatos. Por conta disso, dúvidas básicas podem surgir, como saber se uma calopsita está dormindo ou não. Para deixar esse questionamento ainda mais complicado, elas têm o costume de dormir em pé, o que dificulta para sabermos quando estão descansando ou não. 

Dormir em pé é uma das características mais curiosas dessas aves adoráveis. Diferentemente de nós, humanos, que deitamos para descansar, elas preferem manter-se empoleiradas durante o sono. 

Como saber se sua calopsita está dormindo?

Ao optar por ter uma calopsita em casa, saiba que existem alguns sinais que dá para identificar quando elas estão dormindo. Um deles é a posição da cabeça, pois quando estão dormindo, elas costumam virar a cabeça para trás e relaxar os músculos do pescoço. Outro detalhe é a posição do pé, já que durante o sono, elas costumam se apoiar em apenas um pé, enquanto o outro fica recolhido.

Se quiser ter ainda mais certeza, preste atenção na respiração, pois quando estão em um sono mais profundo, elas costumam respirar de forma lenta. Há sinais óbvios também, como os olhos olhos estarão fechados. No entanto, algumas vezes, podem estar levemente entreabertos. Por fim, durante o sono, as calopsitas ficam menos responsivas a estímulos externos, como sons ou toques.

Por que as calopsitas dormem em pé?

Apesar de ser uma ave bastante domesticada, em seu habitat natural, as calopsitas precisam estar sempre atentas a possíveis predadores. Dormir em pé permite que elas se levantem rapidamente em caso de perigo. Inclusive, uma curiosidade sobre sua origem é que ela é natural da Austrália, onde vivem em regiões de clima semiárido ou árido, sempre próximas a rios, lagos ou córregos. 

1 comentário
  1. […] de Massachusetts, publicaram um artigo na “Current Biology” revelando que a ave Araponga-da-amazônia (Procnias albus) tem o canto mais alto já medido de um […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.