O que acontece se engolir chiclete? Riscos e o que fazer

Você provavelmente já ouviu sua mãe dizer quando você era criança: “Cuidado pra não engolir chiclete, faz mal”. Você provavelmente também ouviu alguém dizendo que um chiclete fica no seu estômago por cerca de sete anos. Mas será que essas histórias são reais ou tudo não passa de crença popular?

No ano passado, o professor de gastroenterologia clínica Simon Travis, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, comentou o assunto em entrevista à CNN. “Não tenho ideia de onde veio o mito – só posso imaginar que foi sugerido porque alguém queria impedir que seus filhos mascassem chiclete”, revelou o professor.

A resposta é “não”. Engolir um ou outro chiclete não faz mal ao seu organismo. Ele vai passar pelo estômago, mas não será digerido, e sai “inalterado” nas fezes. MAS, engolir mais de três chicletes por dia pode sim ser um problema, já que ele pode causar uma obstrução digestiva. Segundo o gastroenterologista, existem casos de gomas de mascar que se alojaram no intestino de bebês e crianças, mas ele mesmo nunca viu um desses casos em mais de 30 anos de prática.

Engoliu um chiclete? Confira quando ir ao médico:

Como já dissemos, na esmagadora maioria das vezes, engolir um chiclete será totalmente inofensivo para o seu organismo. Mas você deve procurar uma emergência se começar a sentir dor ou se tiver engolido uma grande quantidade de chicletes.

Engolir a goma de mascar pode fazer mal principalmente para quem já tem problemas no trato intestinal, como torções ou inflamações graves.

“Se as coisas estiverem abertas e não houver bloqueios, não houver estreitamentos, as coisas vão correr bem”, explicou Leila Kia, gastroenterologista e professora associada de medicina na Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, em Chicago, à CNN.

“Certamente, se você engolisse muitos chicletes, isso poderia se tornar um problema se você tivesse apenas um estômago minúsculo ou se sua anatomia tivesse sido reorganizada, o que é essencialmente o que acontece quando você faz uma cirurgia gástrica”, completou Kia.

Fonte: O Globo.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.