A cidade de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi atingida por chuvas no último final de semana e, no sábado (14/09), um raio atingiu um cemitério no bairro Fazenda, causando um estrago incomum. Após o raio atingir os cabos de energia de um poste, a descarga atingiu quatro túmulos ao redor, causando danos nas lápides.
Apesar do susto, não houve feridos, mas os jazigos sofreram graves danos. Em um vídeo publicado na internet, é possível ver que moradores locais ouviram o forte estrondo do raio e como ficaram os túmulos após o raio. A parte do cemitério que foi atingida é privada, fazendo parte da Igreja Luterana. O local não tem para-raios por ser uma área aberta.
O evento ficou ainda mais sinistro e chamou a atenção dos internautas pois o raio caiu na madrugada da sexta-feira (13/09), um dia popularmente conhecido como um dia de azar.
Por que os raios são tão poderosos?
Nas últimas décadas, incidentes com raios se tornaram cada vez mais comuns devido a intensidade que as chuvas estão ficando. Os raios são descargas elétricas atmosféricas de alta voltagem que podem gerar efeitos devastadores quando atingem a superfície terrestre. Sua força é capaz de causar danos significativos a estruturas, equipamentos eletrônicos e, infelizmente, também podem causar ferimentos e até mesmo mortes.
Para se ter uma noção, a voltagem de um raio pode chegar a bilhões de volts, concentrando uma enorme quantidade de energia em um único ponto. Por conta disso, ao notar que os raios estão cada vez mais perto, é preciso encontrar um local seguro, longe de fios, árvores ou ficar em áreas abertas, como campos e praias.
Compreender seus efeitos e tomar as precauções necessárias é fundamental para garantir a segurança de todos.