O mofo pode ser um problema que atinge as casas de milhares de brasileiros, principalmente em locais úmidos e mal ventilados, como quartos fechados. Ele não só causa um odor desagradável, mas também pode prejudicar a saúde, causando alergias e problemas respiratórios. Veja abaixo cinco dicas que podem ajudar nesse problema:
1. Ventilação Adequada
Ao notar que o local pode gerar mofo, certifique-se de manter o ambiente ventilado, abrindo as janelas para renovar o ar do ambiente. Mesmo que seja por poucos minutos, a circulação de ar seco ajuda a prevenir a formação de mofo. Em dias mais úmidos ou quando não for possível abrir as janelas, utilize ventiladores para aumentar a circulação do ar.
2. Controle a Umidade
Se o ambiente for muito úmido, usar desumidificadores pode ser uma ótima solução para controlar os níveis de umidade do ar. Certifique-se de que não haja vazamentos em canos ou torneiras e seque bem superfícies molhadas após o banho ou limpeza.
3. Limpeza Regular
Além da umidade, o mofo também se adapta em locais que são pouco limpos, como rodapés, cantos e atrás dos móveis. Para ajudar ainda mais na prevenção, use produtos específicos para remover mofo e bolor. A poeira e a umidade podem se acumular em carpetes e tapetes, criando um ambiente propício para o crescimento de mofo, por isso, aspire com mais frequência.
4. Seque a Roupa ao Ar Livre
Para evitar que o ambiente fique ainda mais úmido, se possível, não deixe as roupas nesses locais fechados. Se precisar utilizar a secadora, abra uma janela para permitir a saída do ar quente e úmido.
5. Solução de Vinagre
Uma dica caseira pode ser o uso de vinagre branco com água, para ser usado nos momentos de limpeza do local. O vinagre possui propriedades antifúngicas e ajuda a prevenir o surgimento de novos focos de mofo.