Os gatos são animais inteligentes e ágeis, mas, um tutor em Nova York teve momentos de apreensão por vários dias até descobrir que sua gata conseguiu escapar de um incêndio de forma milagrosa e estrategista. Quando sua casa pegou fogo em Long Island, a gata Willow correu para se proteger. Arisca, ela se escondeu nas fendas da casa dilapidada, onde conseguiu sobreviver ao fogo e à fumaça.
A princípio, a família preocupada de Willow presumiu que ela tinha fugido. Mas três semanas após o incêndio, a mãe de Willow viu o gato espiando perto de uma janela no andar de cima. Somente depois de 40 dias que os socorristas conseguiram descobrir onde a gata estava realmente, apesar de quase perderem a esperança:
“Com o passar dos dias, fomos perdendo a esperança”, disse Debacker. “Mas um dia parei para mover minhas câmeras e colocar comida fresca, e [eu] por acaso tropecei em seu esconderijo entre [duas] paredes.”
Final feliz da gata Willow
Após encontrar o esconderijo da Willow, Debacker resgatou a gata e a colocou em uma caixa de transporte para levá-la em segurança. Ela foi devolvida para sua família e eles a levaram às pressas ao veterinário. Milagrosamente, apesar de viver por semanas sozinha, Willow continuou com boa saúde.
Novamente em casa, Willow está vivendo bem com sua família e certamente se sentindo grata por não ter mais que se virar sozinha, visto que precisou encontrar uma maneira de sobreviver em um ambiente hostil, sem saber se um dia voltaria a ver seus tutores.