Quando pensamos em répteis, em nossas mentes veem animais de vários tamanhos, porém, uma espécie se destaca por ser a menor do mundo. O biólogo, Martin Roland, viajou recentemente para uma pequena ilha na costa de Madagascar chamada Nosy Hara, com o objetivo de estudar os morcegos.
Durante essa expedição, ele conheceu um animal diferente: um pequeno camaleão chamado Brookesia micra. Na época, foi confirmado que B. micra era a menor espécie conhecida de camaleão do mundo, medindo não mais do que uma polegada de comprimento.
Mais informações sobre o pequeno camaleão Brookesia micra
A expedição de Martin Roland ocorreu há alguns meses e sua descoberta foi algo muito importante para a ciência. Em 2021, uma espécie de camaleão um pouco menor foi documentada — mas B. micra ainda é um dos menores répteis do mundo.
De acordo com os dados, Brookesia micra pode ter dois tamanhos: os machos adultos medem apenas 1,35 centímetros do focinho à cloaca, e as fêmeas um pouco mais, com 1,9 centímetros. Diferente de outros camaleões, o Brookesia nana prefere o chão da floresta, onde se camufla perfeitamente entre a folhagem seca. Sobre sua rotina, ele é um réptil noturno e gosta de caçar pequenos insetos.
Infelizmente, essa espécie está ameaçada de extinção por conta do desmatamento de seu habitat. Inclusive, esse local faz com que seja perfeito para o seu convívio, por ser réptil nanismo insular, um fenômeno biológico no qual animais grandes evoluem para ter um tamanho corporal menor quando estão limitados a um ambiente pequeno como uma ilha.
O biólogo e sua equipe decidiram ir atrás do réptil, visto que seria uma oportunidade única, mesmo sabendo que seria uma tarefa difícil. Para encontrá-lo, precisaram atravessar todo o terreno rochoso e seco da ilha em busca dos répteis em miniatura.
“Para encontrá-los, caminhávamos para cima e para baixo por uma trilha de 3 [quilômetros] e saímos da trilha, apenas olhando para a serapilheira e os arbustos. Por horas. Eles são tão pequenos, os insetos são maiores”, disse Roland ao The Dodo.