No último ano, viralizou uma capivara que era cuidada pelo influenciador Agenor Tupinambá, a qual era chamada de Filó e era cuidada por ele como um animal doméstico, fato que acabou gerando dúvidas e questionamentos se há a possibilidade de ter um animal selvagem em casa.
Animais que pertencem à fauna silvestre brasileira, como a capivara, são protegidas pela constituição federal e outras legislações brasileiras, assim, havendo leis rígidas quanto a obrigação do estado em garantir a sua preservação e ocorrência natural.
Você pode ter uma capivara de estimação em casa, desde que haja a autorização emitida pelo órgão responsável pelo estado em que o futuro tutor vive, sendo fiscalizada a criação do animal e que o dono ofereça todos os cuidados necessários que se deve ter.
Cuidado com a Capivara
A capivara vem sendo muito associado aos carrapatos-estrelas, os quais são os transmissores da febre maculosa, pois tem sido um vetor que está sendo o grande alvo deste parasita para contaminação da doença. Em entrevista ao G1, coordenadora do Projeto Incisivos, que trabalha na divulgação científica sobre roedores, Gisela Sobral explicou o motivo da associação do carrapato-estrela com a capivara, confira:
“Apesar dessa associação com a capivara ser muito comum, o aumento da ocorrência de febre maculosa se deve a diversos fatores. O ser humano vem alterando muito o ambiente, desmatando, construindo cidades, aumentando as plantações, com isso tudo, crescem as chances de novas doenças surgirem e se espalharem.”