Besouro serra-pau é venenoso? ALERTA sobre os perigos

O besouro serra-pau, de nome científico Eburia, faz parte do gênero de besouros da família nomeada como Cerambycidae, possuindo mais de 25.000 espécies descritas, as quais podem ser encontradas em quase todo o planeta Terra, exceto apenas na Antártida, predominando nas áreas tropicais.

O inseto não possui veneno, mas tem uma característica única, a força que possuem em sua mordida, conseguindo quebrar galhos de árvores e madeiras, utilizadas na construção civil, móveis e em outras aplicações, podendo ter um impacto ambiental também, em casos de infestações, matando árvores.

Confira os impactos positivos e negativos causados pelos besouros serra-pau na natureza, veja:

  • Impacto Positivo: Contribuem para a decomposição e reciclagem de madeira morta nas florestas;
  • Impacto Negativo: Podem ser pragas de madeira, causando danos a árvores vivas, madeiras estruturais, móveis e outros produtos de madeira.

Características do Besouro serra-pau

Conheça as características do Besouro serra-pau, confira quais são:

  • Corpo Alongado: O corpo do besouro serra-pau é geralmente alongado e cilíndrico;
  • Antenas Longas: Uma das características mais marcantes é a presença de antenas extremamente longas, muitas vezes mais longas do que o próprio corpo;
  • Cores Variadas: A coloração pode variar bastante entre as espécies, indo do marrom, preto até cores mais vivas, como o verde metálico ou azul.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.