O ornitorrinco é um mamífero semiaquático, ambientes de água doce, considerado o único ovíparo, que coloca ovos para realizar a reprodução, sendo o único representante vivo da família Ornithorhynchidae, e a única espécie do gênero Ornithorhynchus, o qual pode ser encontrando em regiões da Austrália e Tasmânia.
Retratado no desenho animado “Phineas e Ferb” como um animal sem perigos, os ornitorrincos machos da espécie possuem esporões, ferrões, ocos na parte traseira das pernas, os quais tem ligação com as glândulas que produzem um veneno transparente e grudento, o qual não é letal, mas pode causar dores no local atingido.
Segundo a Australian Platypus Conservancy (APC), os ataques realizados pelos ornitorrincos são raros de acontecer, tendo nos últimos 20 anos apenas cinco registros no país, causando consequências aos atingidos pelo animal. O veneno do mamífero semiaquático pode causar os seguintes sintomas, confira:
“Dependendo do grau de envenenamento, pode causar inchaço localizado grave e dor muito forte que diminui gradualmente ao longo de algumas semanas”, afirma a Australian Platypus Conservancy (APC).
Características Físicas do Ornitorrinco
A seguir, confira quais as características físicas de um ornitorrinco, o único mamífero que coloca ovos para se reproduzir, confira:
- Bico: O ornitorrinco possui um bico largo e achatado, semelhante ao de um pato, que é sensível ao toque e eletro receptivo, ajudando-o a detectar presas na água;
- Patas: Suas patas são palmadas, facilitando a natação. As patas dianteiras são especialmente adaptadas para nadar, enquanto as traseiras ajudam na direção;
- Cauda: Tem uma cauda larga e achatada, semelhante à de um castor, que utiliza para armazenar gordura e ajudar na natação;
- Pelos: É coberto por uma pelagem densa e impermeável que o mantém aquecido na água fria.
[…] ornitorrinco é muito conhecido por ser o único mamífero vivo que coloca ovos para se reproduzir, porém, na […]
[…] ornitorrinco, representado em “Phineas e Ferb”, é um dos poucos mamíferos venenos existentes na Terra, […]