Quantos cromossomos os cachorros têm? É a mesma quantidade dos humanos?
Os cromossomos são uma estrutura altamente organizada de uma célula, os quais contém o material genético de um organismo, sendo diferente a quantidade entre os seres-humanos e os cachorros, e está diretamente ligado a determinação do sexo e a herança genética de cada um dos indivíduos.
Os cachorros, em sua formação genética, possuem 78 cromossomos totais, 39 pares, de cromossomos autossômicos, sendo as fêmeas da espécie com um par de cromossomos sexuais XY e os machos com um par de cromossomos sexuais XX, definindo o sexo do animal.
Já os humanos possuem uma quantidade menor de cromossomos totais, sendo eles 46, 23 pares, 16 a menos que os cachorros, possuindo diversas diferenças de heranças genéticas, podendo ter relação com o sexo do ser-humano e doenças, sendo a síndrome de down a mais conhecida, afetando o par 21 dos cromossomos.
Os cães, por exemplo, não podem ser acometidos com a síndrome de down, já que não possuem a mesma quantidade dos cromossomos que os humanos, porém, os animais podem ter problemas com outros tipos de doença pela má formação dos pares de cromossomos.
O que a má formação dos cromossomos podem causar nos cães?
Entre os cães, há doenças que podem causar na má formação dos pares dos cromossomos, tendo as 10 seguintes como os principais problemas, confira quais:
- Displasia Coxofemoral;
- Cardiomiopatia Dilatada;
- Atrofia Progressiva da Retina;
- Luxação de Patela;
- Dermatite Atópica Canina;
- Doença de Von Willebrand;
- Hipotiroidismo;
- Epilepsia Idiopática;
- Urolitíase (cálculos urinários);
- Síndrome Braquicefálica;