Louva-a-deus: por que tem este nome? Origem e significado

O Louva-a-deus é um inseto predador que está inserido e pertence à Ordem Mantodea e a Classe Insecta, não trazendo nenhum perigo para os seres-humanos, sem a presença de veneno ou com ataques a partir de picadas, diferentemente dos demais insetos, que usam destes artifícios para conquistar suas presas na natureza.

A origem do nome deste animal surgiu pelo fato de que quando ele está pousado, parado, tem uma semelhança com uma pessoa orando, louvando a existência de Deus. As civilizações mais antigas, as quais acreditavam em um ser superior, tinham o louva-a-deus como um sinal de sorte, pois ele indicaria o caminho para algo ou alguém perdido nas matas.

Na espiritualidade, o louva-a-deus significa um estado de calma, quietude, concentração e foco, com base na crença das pessoas que estão inseridas neste meio. Em outras crenças e contextos e ambientes em que as pessoas vivem, a presença de um inseto como este ou vê-lo em um sonho, pode ter diversos significados diferentes.

Características de um Louva-a-deus

A seguir, confira as principais características físicas de um Louva-a-deus, como você pode reconhecer um inseto como este, veja:

  • Cabeça Triangular: Possuem uma cabeça em forma de triângulo que pode girar até 180 graus, proporcionando um amplo campo de visão.
  • Olhos Compostos: Têm dois grandes olhos compostos que lhes conferem excelente visão estereoscópica, permitindo detectar movimentos mínimos e avaliar distâncias com precisão.
  • Patas Raptoriais: Suas patas dianteiras são especializadas e denominadas patas raptoriais. Estas patas são adaptadas para capturar e segurar presas, com espinhos afiados que ajudam a imobilizar a vítima.
  • Corpo Alongado: O corpo é geralmente alongado e muitas vezes mimetiza o ambiente, como folhas, flores ou gravetos, para melhor camuflagem.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.