A dieta especial da vaca de R$ 2 milhões
Uma vaca foi adquirida na cidade de Porto Nacional, no estado de Tocantins, pelo valor de 2 milhões de reais, que impressionou o mercado do gado no Brasil, criando curiosidade sobre o animal, que se tornou um dos mais caros já comprados no país.
O animal é nomeado como Jade, o qual serve para aprimoramento genético de 10 anos que acumula, junto com os filhos, diversos prêmios de associações de criadores, seguindo uma dieta balanceada e possui até mesmo o seguro de vida.
Em entrevista ao G1, com um dos administradores da fazenda para entender mais sobre a vaca Jade, Giovani Cracco, gerente na propriedade, revelou a rotina do animal e os cuidados realizados através das pessoas responsáveis por ela, confira:
“Durante a manhã, Jade fica no pasto verde com água à vontade, depois vai para a peça de alimentação [um espaço dedicado à alimentação], onde é colocado sal proteinado e bastante água. À tarde vai para área de banho onde fica num piquete. Depois, volta para o pasto verde para passar a noite”.
Ainda durante a entrevista, Cracco disse que Jade é acompanhada por uma equipe técnica que faz sua ração de dieta balanceada a base de pasto e ração durante todo o tempo, que com os seus cuidados a fazenda gasta mensalmente cerca de R$ 3.200 reais.
Vaca mais cara do mundo
A vaca nelore mais cara do mundo de 2023, a Viatina-19 FIV Mara Móveis, é brasileira e entrou no livro dos recordes, o Guiness Book, a qual nasceu Nova Iguaçu de Goiás, no estado do centro-oeste, onde a agropecuária domina no Brasil, e possui 5 anos de idade, sendo avaliada em 21 milhões de reais.