Caminhão de ferro-velho prestes a ser destruído escondia algo surpreendente do lado de dentro
Um caminhão estava prestes a ser levado para o ferro-velho por um revendedor de automóveis, porém, ao olhar para dentro do veículo, percebeu que escondia algo surpreendente dentro dele, encontrando uma família de guaxinins morando por lá.
Após encontrar a família de animais, o revendedor de automóveis ligou imediatamente para um homem identificado como Frankie Floridia, presidente da Strong Island Animal Rescue League, que ao invés de se deslocar imediatamente ao local, esperou até a noite, para não assustar a família dos guaxinins.
Com os hábitos noturnos dos guaxinins, Floridia esperou que a mamãe guaxinim saísse do caminhão para pegar os filhotes e ela, colocá-los em uma caixa mais confortável e com partes do ninho em que viviam anteriormente, sempre certificando até a saída do caminhão, se eles voltaram ou não ao veículo.
Veja a foto da família guaxinim fora do caminhão, salva de ser levada para o ferro-velho:
É possível encontrar guaxinim no Brasil?
No Brasil, a espécie que mais se aproxima do guaxinim é mão-pelada, que tem como habitat natural as seguintes regiões do país Amazônia, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Campos Sulino, onde se alimentam de insetos dentro das matas e dos campos.
A bióloga brasileira Carolina Carvalho Cheida dedicou as pesquisas de doutorado ao mão-pelada no Pantanal, em parceria com a Embrapa, onde capturou 15 mão-pelada para colocar um rádio-colar e monitorar cada um deles, onde identificou o seguinte comportamento destes animais, confira:
“No Pantanal o mão-pelada passa o dia inteiro dormindo e, entre o fim da tarde e a noite, sai para se alimentar. Com frequência observei os animais dormindo em meio aos caraguatás, plantas espinhosas que dificultam a entrada de predadores. Além de se alimentar de frutos e insetos dentro das matas e nos campos, a espécie caça com frequência na água. Diferente do cachorro-do-mato, que fica na borda capturando insetos, caranguejos e anfíbios, o mão-pelada coloca as mãos dentro da água e da lama na tentativa de capturar esses animais.”