Se o seu gato espirrar uma vez ou outra, pode ser algo normal, já que é comum dos animais também se incomodarem com cheiros muito fortes, como de um perfume ou aromatizante, assim causando um leve irritação na narina dos bichanos, provocando o ato do espirro, um mecanismo de defesa do organismo.
Apesar disso, caso o felino esteja fazendo espirros constantes, algo pode estar acontecendo com o seu animal, com chances de ser um sinal clínico, que pode ser comum a diversas doenças, precisando levar o gatinho o mais rápido possível a um médico-veterinário para investigar o problema que assola o animal.
Dentre as possibilidades do que pode ser a alta frequência de espirros entre os gatos, estão as seguintes, confira:
- Alergia;
- Rinotraqueíte felina;
- Pneumonia;
- Tumor;
- Rinite crônica;
- Calicivirose felina,
- Espirro reverso.
Sinais e sintomas de doenças respiratórias nos gatos
Entre as doenças que causas espirros frequentes nos gatinhos, a maioria delas afetam o aparelho e sistema respiratório do animal felino, assim, mostrando sinais e sintomas clínicos, denunciando o que está acontecendo de fato com o bichano. A seguir, confira os principais sinais e sintomas das doenças respiratórias:
- Febre;
- Falta de apetite;
- Lacrimejamento;
- Secreção nasal;
- Dificuldade para respirar;
- Lesões no interior da boca;
- Conjuntivite;
- Tosse;
- Cansaço,
- Perda de peso.
Se o tutor acabar percebendo alguns destes sintomas e sinais, é preciso levar o seu animal de maneira imediata a um profissional veterinário, que vai procurar a melhor forma de tratar a saúde do bichano, seja com uso de remédios e até mesmo uma internação, caso necessário.