Um macaquinho foi apreendido na cidade de São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, onde entrou em um supermercado no bairro Rocio Grande e acabou mexendo nas mercadorias e bebendo cerveja, quando o Grupo de Operações e Resgate (GOR) da cidade foi chamado, por volta das 18h e 30m.
De acordo com o biólogo do GOR, Carlos Rocha, o animal é um macaco-prego-preto macho, chamado Chico, o qual possui registro, porém, estava com a vacina antirrábica atrasada, e conseguiu escapar de casa devido à proximidade da residência de onde o tutor mora.
No mercado, o macaco comeu pinhão, abriu saco de leite em pó, potes de massa de tomate e ainda abria e tomava um pouco várias latinhas de cerveja, segundo o coordenador do GOR, Wesley Henrique Medeiros, que ainda comentou o seguinte sobre o animal, confira:
“O animal possuía registro no Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e o tutor tinha a documentação. O animal inclusive era microchipado. Com isso, foi acionada a Polícia Militar, que esteve presente e realizou um termo circunstanciado por omissão de cautela na guarda do animal. Ele acabou retornando sozinho para casa ainda no sábado à noite, após o mercado fechar.”
Quando ocorreu a captura do macaco Chico?
No domingo, 21 de abril, o macaco Chico retornou ao mercado, quando o GOR foi acionado novamente pelos funcionários do supermercado, só que desta vez a equipe conseguiu fazer a captura do animal, já que o tutor sabia que o animal estava no local, mas não demonstrou interesse em buscá-lo.