É proibido pescar traíra na piracema?
A traíra faz parte do gênero de peixes carnívoros de água doce da família Erythrinidae, que pertence a um cardume desprovido de nadadeira adiposa, sendo um dos mais conhecidos no Brasil, podendo estar presente em quase todos os açudes, lagos, lagoas e rios.
A Piracema é um evento que ocorre anualmente de novembro ao último dia de fevereiro, onde acontece a subida dos peixes, os quais nadam contra as correntes para realizarem a desova e se reproduzirem, e assim, algumas regras foram impostas pelo governo, em relação à pesca.
Durante o período de reprodução dos peixes, a pesca fica proibida para algumas espécies dos animais aquáticos, sendo eles a traíra. Isso acontece, devido a uma lei imposta pelo governo, pois é essencial haver a proteção os peixes no período de reprodução, a fim de garantir a preservação dos ecossistemas.
Conforme a LEI Nº 9.605 /98, ART. 34 , INCISO II, confira a proibição da pesca na época da Piracema e a pena que pode ser aplicada pelas autoridades: “Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente: Pena – detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.”
Regras para a pesca no Brasil
No Brasil, há algumas regras para a realização da pesca, tal como o uso do tipo de rede, confira:
- Comprimento máximo: 60 m;
- Altura máxima: 5,0 m;
- Tamanho mínimo de malha interna: 70 mm (nós opostos);
- Tamanho mínimo de malha externa: 140 mm (nós opostos).