O guaxinim ficou muito conhecido em todo o mundo, inclusive no Brasil, por ser o personagem dos filmes americanos produzidos pela Marvel, na franquia de “Guardiões da Galáxia”, tendo como um personagem principal da equipe um guaxinim, conhecido pelo seu nome em inglês Rocket Racoon.
Estes animais são mamíferos da família dos procionídeos, bastante parecido com o Procyon cancrivorus, também chamados de rato-lavadeiro, e possuem uma origem advinda da América do Norte, local onde é mais fácil de se encontrar um guaxinim, devido a sua existência ter acontecido na área, porém, também pode ser visto no Brasil.
Em território brasileiro, é possível encontrar o mão-pelada, animal que tem parentesco com o guaxinim, que tem como habitat natural as seguintes regiões do país Amazônia, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Campos Sulino, onde se alimentam de insetos dentro das matas e dos campos, que serve de esconderijo para outros predadores.
Bióloga brasileira pesquisa sobre o mão-pelada no Pantanal
A bióloga brasileira Carolina Carvalho Cheida dedicou as pesquisas de doutorado ao mão-pelada no Pantanal, em parceria com a Embrapa, onde capturou 15 mão-pelada para colocar um rádio-colar e monitorar cada um deles, além de um chip subcutâneo, para saber que o animal já estava cadastrado após sua soltura.
A seguir, confira as observações feitas por Carolina após muito tempo de estudo:
“No Pantanal o mão-pelada passa o dia inteiro dormindo e, entre o fim da tarde e a noite, sai para se alimentar. Com frequência observei os animais dormindo em meio aos caraguatás, plantas espinhosas que dificultam a entrada de predadores. Além de se alimentar de frutos e insetos dentro das matas e nos campos, a espécie caça com frequência na água. Diferente do cachorro-do-mato, que fica na borda capturando insetos, caranguejos e anfíbios, o mão-pelada coloca as mãos dentro da água e da lama na tentativa de capturar esses animais.”
[…] guaxinins são animais oriundos da América do Norte, porém, no Brasil, não é possível ver a espécie […]