Cachorro enxerga no escuro? Como é a visão dos pets de noite
Os cachorros são conhecidos por terem a audição e o olfato extremamente apurados, onde são capazes de escutar sons a metros de distância de onde estão localizados e sentir o cheiro dos seus tutores ou de algo que os apetece de muito longe, sempre percebendo muito antes que os humanos as ações que são relacionadas a estes sentidos.
Um dos sentidos mais deficientes do cachorro é a visão, já que não conseguem enxergar e distinguir cores em sua maioria, porém, neste quesito, possuem uma habilidade que entre os humanos não é nada comum, que é a de enxergar no escuro ou em ambientes com pouca luminosidade, tendo toda uma explicação genética e científica para este fatos, entre cores e luz.
Os cães, devido a fatores genéticos, possuem o maior número de bastonetes, que são as células que ajudam o olho a enxergar em lugares de pouca luminosidade, as quais os humanos possuem em menor quantidade. Porém, com isso, os cachorros possuem menos cones, diferente dos humanos, que são células responsáveis que ajudam a reconhecer as cores.
Assim, a partir desta explicação, fica entendido a capacidade dos cachorros e dos humanos em ver as cores diferentes em maior quantidade e enxergar em ambientes escuros e sem luminosidade adequada, definindo assim a habilidade de cada um.
Os cachorros enxergam todas as cores?
Os cachorros, de acordo com pesquisas, conseguem enxergar bem cores como azul e amarelo, as quais facilitam a distinção do animal, a grande maioria eles enxergam como se fosse cinza. Isso se deve pelo fato de os cachorros possuem apenas dois tipos cones, os receptores de cor, enquanto os humanos possuem três.
[…] os bastonetes fazem com que os cachorros tenham facilidade de enxergar em ambientes pouco luminosos, capacidade que os humanos não possuem, […]