Cachorro pode ter dieta vegana? Saiba os pontos positivos e negativos
Os cachorros, através de seus tutores, cada vez mais vem aderindo a uma dieta com base em alimentos naturais, ao invés do uso da ração, ou combinada junto a ela, assim pensando na saúde a longo prazo do seus pets, porém, sempre após a avaliação de um profissional veterinário, que vai oferecer os melhores tipos de alimento para o canino.
Em relação a dieta vegana, a qual os adeptos a este tipo de alimentação se abstém do consumo de produtos com origem animal, os cachorros também podem aderir a este tipo de hábito e filosofia, mas depende de que a dieta seja formulada com muito cuidado e por um veterinário especialista em nutrição, para que não haja falta dos nutrientes necessários a serem consumidos pelos cães.
A afirmação sobre os cães poderem se tornar veganos vem do Centro Médico Veterinário Cummings, na Universidade Tufts, onde se analisou o fato dos cães serem onívoros, assim podendo consumir apenas alimentos de origem não-animal tranquilamente, porém, os tutores devem ter cuidado quanto a isso, pois pode acabar afetando a saúde do animal.
Pontos Positivos e Negativos de uma dieta vegana para os cães
O principal ponto positivo para os cães quanto a dieta vegana é o consumo de alimentos naturais, que pode fazer bem para os caninos, dependendo da individualidade de cada um deles, com benefícios a saúde. Já como ponto negativo é a dificuldade de balancear todos os alimentos disponíveis de acordo com os nutrientes necessários a serem consumidos pelo cachorro durante a dieta.