É proibido ter cachorro Kangal no Brasil? Tudo sobre a raça
O cachorro da raça Pastor de Kangal, também conhecido como Pastor-da-anatólia, é originário da província de de Sivas, na Turquia, mais precisamente da região de Kangal, assim dando nome à raça canina, onde muitos dos apreciadores deste cão querem saber a possibilidade de comprá-lo ou fazer adoção dele no Brasil.
Em território brasileiro não há nenhuma restrição em ter o cachorro da raça Pastor de Kangal, porém com toda a dificuldade de encontrá-lo, sendo apenas em canis especializados, o cão é encontrado através da média de valores entre R$ 6.000 a R$ 15.000, dependendo ainda de fatores como região do país, a linhagem do cão, o pedigree, a idade e o sexo.
Uma teoria entre os turcos é que o cachorro Kangal chegou ao país em meados do século XI, junto com as tribos turcas migratórias da Ásia. Ele é considerado um grande símbolo nacional na Turquia, mesmo não sendo conhecido em todo o planeta, onde já estampou moedas. A seguir, confira a foto das moedas turcas com o cachorro kangal, veja:
Curiosidade sobre o cachorro Kangal
Os cachorros pator de kangal são considerados os que possuem ter a mordida mais forte do mundo, mesmo não sendo agressivos em sua naturalidade, porém usados regularmente usados para trabalho, como a proteção dos rebanhos de ovelhas e cabras.
Em comparação com os pitbulls, levando em conta a unidade de medição da força da mordida PSI (Libras por polegada), o cachorro kangal possui uma mordida quase 3 vezes mais forte que a dos pitbulls, podendo chegar a 743 PSI, enquanto a do pitbull pode chegar a marca de 235 PSI.