A Síndrome de Down é uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos humanos, ao invés de dois cromossomos, assim causando deficiências cognitivas e com características físicas em comum entre os seres acometidos.
Nos gatos, a trissomia nos cromossomos também pode acontecer, devido a uma alteração genética que ocorre quando há uma modificação na divisão celular durante a fase embrionária, assim deixando os felinos com características que lembram a Síndrome de Down.
Apesar de ficarem parecidos, os gatos não são acometidos pela condição genética Síndrome de Down, sendo uma alteração exclusiva dos humanos, já que os felinos possuem 19 pares de cromossomos, que são diferente das condições dos humanos.
Com isso, a Dra. Cássia explica que os felinos podem nascer com uma deficiência que ficam com sua aparência parecida com as que lembram um ser-humano que possui a Síndrome de Down, assim eles apresentam as seguintes características, confira:
- Olhos separados;
- Nariz achatado;
- Estrabismo;
- Físico corpulento;
- Mandíbula fraca;
- Problemas de coração;
- Dificuldade motora,
- Comportamento distinto de outros bichanos.
Cuidados que se devem ter com gatos deficientes?
Os tutores devem tomar muitos cuidados com os gatos deficientes, os quais precisam de maior necessidade de ajuda do que os demais. A seguir, confira os principais cuidados:
- Higiene: os felinos com deficiência muitas vezes possuem dificuldade em se limpar sozinhos, assim é necessário levá-los para pet shops para banho e tosa, com certa regularidade;
- Alimentação: a alimentação deve ser diferente, levando o seu pet ao médico-veterinário para que ele indique a dieta mais balanceada;
- Ambiente: é preciso que o ambiente tenha no mesmo local as necessidades como água, brinquedos e conforto para o felino, assim facilitando a locomoção do animal.